-
Arquitetos: Arcieri Arquitectura
- Área: 1335 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Sebastián Aguilar Aloy
-
Fabricantes: Maderas Gabycar, Rozen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma zona central da cidade de Montevidéu, o edifício residencial Morelli fica implantado em um terreno entre empenas cegas de 10 metros de largura e 46 metros de profundidade. Tomando como referência o zoneamento R2B1 de Buenos Aires - nossa cidade vizinha - para aproveitar ao máximo as características do terreno, o projeto é articulado em dois blocos de 4 pavimentos ao redor de um amplo pátio central de 11 metros de comprimento.
Os dois volumes atingem os 9 metros de altura permitidos pela regulamentação da cidade, além de uma cobertura transitável para recreação dos usuários, e são vinculados entre si por uma circulação de passarelas externas de concreto.
O acesso ao conjunto se da por um semi-subsolo ajardinado onde estão localizadas as nove vagas de garagem, e a partir de onde se conecta a circulação vertical que leva aos três níveis superiores, onde estão as quinze unidades de habitação bi-orientadas.
As tipologias variam entre 1 e 2 quartos e um loft, e todas possuem terraços ou pátios de uso individual. A disposição dos dois blocos em torno do espaço central aberto permite que todas as unidades tenham uma dupla orientação para noroeste e sudeste, garantindo adequada insolação e ventilação cruzada. Continuando o percurso pela circulação central, chega-se à cobertura, que abriga uma área de lazer com duas churrasqueiras de uso comum e um espaço para varais e tanques de água.
O projeto buscou estabelecer uma estética contemporânea de linhas puras e volumetria simples. A construção foi realizada com peças de concreto pré-fabricadas e montadas no local com a ajuda de guindastes, solução que proporcionou rapidez e simplicidade na execução.
A fachada principal é composta por uma pele metálica de perfis de aço e painéis Orsogril que se aderem ao volume do edifício, gerando um espaço-tampão de 1,20 metros de largura que funciona como filtro vegetal, proporcionando privacidade em relação à rua e abrigando os espaços externos das unidades.